TUTORIAL - O GUIA DEFINITIVO PARA STEALTH, BURNER MAX, XGD3



Neste tutorial irei mostrar tudo que você precisa saber para aprender ou aprimorar a técnica de gravação de discos para o Xbox360. Leia atentamente e você será um expert em gravar  ”Backups” para o 360.  Este será o guia definitivo sobre o assunto


Introdução:

Como é possível rodar “Backups” no Xbox360 ?
a Na verdade, isto não seria possível se não existisse o CFW. Logo após o seu lançamento, o Xbox360 foi estudado pelos hackers que inicialmente constataram que o sistema era relativamente seguro (depois foi descoberto o exploit para o Jtag e hoje o RGH ) fazendo checagens de assinatura digital para os conteúdos e games, além de diversas checagens através do software do sistema no próprio disco ao ser executado, autenticando as informações para constatar se é um disco “Original” de Xbox360. Então não seria possível rodar cópias 1:1 nem usar homebrews no sistema como no primeiro Xbox.  Mas o que os hackers descobriram é que o Drive de DVD, o qual trabalha com um Firmware próprio é que teria que mandar informações do disco para o sistema, e foi ai então que começou o processo, pois este tipo de hardware em si já tinha suas vulnerabilidades conhecidas na scene, então bastava manipular estas informações criando um CFW – Custom Firmware (Firmware Customizado). Até hoje, como era de se esperar a M$ tentou criar diversas barreiras conforme foi evoluindo o sistema e tentando fechar estas brechas que o drive de DVD traz, eliminando meios de se extrair a key, bloqueando informações e até a famosa “gosma preta” no chip, assim é claro como diversas revisões no hardware, e modelos diferentes de FWs. Foram criadas e evoluídas também diversas checagens de disco pelo software, como: Setores de Segurança, Waves e o famoso AP25. E hoje em dia estão usando também nova criptografia e proteções avançadas em nível de hardware e software nos novos drives. Mas acredita-se que tudo que foi criado pelo homem, também pode ser destruído pelo mesmo.



Para se criar os backups é necessário extrair os dados da mídia “original” e este processo é feito através do próprio Xbox360 usando um firmware especial criado pelo próprio C4eva e o Team Jungle os mesmos criadores do CFW que usamos para rodar as cópias. Os dados são extraídos para o PC através de um aplicativo (tutorial será disponibilizado em breve) no formato de uma imagem de disco ISO que é uma cópia praticamente exata dos dados originais, este sistema teve que ser aprimorado constantemente, por causa dos novos dados de segurança que o disco traz, por isso geralmente é necessário fazer correções nesta ISO antes de rodar no Xbox360 modificado com CFW.
No Site reallygame.tk já disponibilizamos a ISO dividida em partes para facilitar o download, estas ISOs foram extraídas por usuários ao redor do mundo que fizeram o backup da sua mídia original e compartilharam na internet para todos.

Lembrando que, pelo que se sabe hoje, a M$ não teria como verificar em tempo real o FW do drive (pela lógica seria algo fora de questão, mas nada é impossível) , quer dizer que não tem como o sistema saber diretamente que o FW está modificado (segundo relatos do C4eva o sistema verifica a integridade do FW no xbox360 Slim em cada boot, mas obviamente esta checagem foi derrotada nas versões atuais do CFW ou não teria como rodar backups nestes consoles. ), por isso todas as checagens  são feitas indiretamente procurando falhas na mídia que está rodando no console, o sistema foi aprimorado bastante com o tempo como citado acima, mas os hacks também se aprimoraram.  Hoje existem meios de se rodar 100% stealth no Xbox360 como se você estivesse com OFW e rodando mídias originais, e 70% disto é conseguido através da gravação e tipo de mídia usada, como veremos neste Tutorial.

Antes de prosseguir com este tutorial recomendamos ler e fazer o download, Abgx 360, patches e outros que forem relevantes antes de seguir para a gravação da mídia. As ferramentas necessárias você encontra aqui.

Drives de DVD do Xbox360:


Formatos de Disco do Xbox360:

Até meados de 2011 os games de Xbox360 eram armazenados em DVD-DL utilizando um espaço válido de 6.80GB o chamado XGD2 (Xbox Game Disc 2) diferente de seu antecessor o XGD ou XGD1 que era do Xbox e utilizava mídias de DVD 4.87. Então foi criado o novo formato de Disco para o Xbox360 este então chamado XGD3 contém 7.8GB de espaço válido para o conteúdo do jogo, aumentou em 1GB.

Mas o problema é que a capacidade real do DVD+R DL que é entendida pelos gravadores é 7.96GB e as novas ISOs XGD3 trazem 8.13GB de dados por isso não cabe no disco gravando normalmente como era até hoje nos XGD2 usando a LayerBreak 1913760.

Então qual a solução ?


Antes de continuarmos com o tutorial de gravação leia o F.A.Q. abaixo:


F.A.Q. XGD3 e Burner MAX:




As últimas versões do ImgBurn e CloneCd dizem que gravou 100% usando a opção de truncar (truncate) a imagem, isto procede?

Realmente, a gravação pode ser completada com esta opção, mas como o nome já diz ele faz o truncamento, quer dizer que não está gravando 100% da imagem pois o gravador não entende o tamanho da ISO em confronto com o disco.

Tanto o ImgBurn quanto o CloneCd trazem duas opções para o problema nos gravadores convencionais ao tentar gravar uma imagem XGD3:

1- Overburn: O aplicativo tenta gravar 100% da ISO no disco, mesmo não cabendo, então quando chegar a 97% aproximadamente irá faltar espaço gravável no disco e o softwares não poderá continuar trazendo então um erro forçando a finalização do disco. Geralmente irá funcionar do mesmo jeito no Xbox360.

2 – Truncate: O aplicativo faz a gravação usando o tamanho real do disco truncando a imagem, isto é gravando o que dá e cortando o resto, por isso o processo chega a 100% , mas a gravação não foi completa, do mesmo jeito você gravou apenas 97% da ISO. Este é o método mais indicado pra quem não usa o ihas Burner.

Os dois métodos na verdade dão os mesmos resultados, mas a opção de truncar evita os erros que você terá que ficar confirmando na tela.

Então qual o problema de se gravar todos os jogos XGD3 usando o método de truncamento ? 

Este método estava funcionando perfeitamente, até que saiu Forza 4, BF3 e alguns outros que fazem novas checagens de  hash dos setores do disco e como apenas 97% da ISO está presente o sistema falha nas checagens trazendo o famoso Disco não suportado. Mais jogos virão com estas checagens e por isso foi criado o silver bullet mas para funcionar corretamente não adianta truncar e sim usar o Burner MAX.

Então o que é o Burner MAX?

É um firmware para gravadores Lite-On específicos que foi criado por c4eva que permite alocar adequadamente a imagem completa de 8.13GB nos discos DVD+R DL comuns. Então com isso é possível alocar toda a topologia de dados AP25 e os games não falham mais nas verificações AntiPiracy nem de LBA.

Quais são os drives que funcionam com Burner MAX?

Os seguintes drives Lite-On SATA listados abaixo:

Lite-On iHAS124B
Lite-On iHAS224B
Lite-On iHAS324B
Lite-On iHAS424B
Lite-On iHAS524B
Lite-On iHAS624B

O B no final significa que o Drive tem o chip MediaTek, necessário para uso com o Burner Max. Existem os modelos A e Y. A também é MediaTek mas não foi testado por isso não recomendado. Os modelos Y possuem o chipset NEC e por isso não funcionam com o FW. Todos estes drives listados são necessariamente os mesmos, mas os drives com números mais altos são modelos High End que trazem configurações avançadas como LitghtScribe e Smart Erase. A não ser que você procure um modelo com estas funções especiais, pode escolher qualquer um dos outros mais baratos.

Existem alguns gravadores que são apenas de marca diferente mas trazem no seu interior o mesmo hardware do iHAS, os quais você pode ver uma lista abaixo onde ensinamos a fazer o crossflash e ver se ja possui um modelo destes, mas é aconselhável pegar um Lite-ON.

Qual Drive devo escolher ?

Em termos de Hardware existem apenas dois modelos:

Lite-On iHAS124B
Lite-On iHAS224B (LightScribe)

O 124B é o mesmo hardware do 324B e 524B, assim como o 224B é o mesmo do 424B e 624B.

Por isso, você pode converter um 124B apra 524B e também o 224B para 624B. Então só interessa pegar os dois modelos listados.

Eu nunca troquei ou instalei um Drive de Dvd no meu computador. Isto é muito difícil?

Não! Simplesmente abra o seu gabinete (desligue o PC óbvio), e veja onde esta o seu gravador atual então remova ele e coloque o outro no lugar ou adicione em um espaço adequado se possível, para utilizar os dois. Basta desparafusar/parafusar e ligar os dois unicos cabos: Energia que vai na fonte e o SATA na placa-mãe. É extremamente fácil e demora no máximo 10 minutos.

E agora que está instalado o que faço?

Caso você tenha comprado o drive já modificado com Burner Max basta seguir para o tutorial de gravação, senão você tem que flashear o drive com o firmware específico.





Faça o Download dos arquivos necessários e siga o tutorial abaixo


Preste bastante atenção nas etapas e arquivos selecionados. Faça por sua conta e risco.

1 – Tenha um dos drives compátiveis conforme a lista acima.
2 – Descompacte os arquivos necessários que estão no pack acima.
3 – Faça o Backup do FW e EEPROM originais salvando os arquivos no seu PC.

4 - Importante - Atualize o drive rodando o “Upgrade.exe” para o seu modelo (acompanha dentro do diretório de cada modelo no download acima), verifique se está correto o modelo do drive indicado antes de confirmar, cada pasta contém um “.exe”  (Ex.:AL0S.EXE para o 124B), é necessário fazer isto antes de flashear com o burner MAX para estar na versão correta do stock fw, clique em YES para confirmar a atualização e reinicie o PC – tenha certeza do modelo do drive ao atualizar. Faça um novo backup após atualizar.






5 – Insira o FW modificado Burner MAX – ATENÇÃO ESCOLHA O MODELO CORRETO PARA O SEU DRIVE ORIGINAL OU CONVERTIDO – Clique no botão “Write Flash” e em seguida “Yes”.


6 – Na imagem mostra o 324 mas você deve escolher conforme o seu modelo dentro do pack que baixou do site.



7 – Confirme se o arquivo está correto e clique “YES”. Aguarde o processo terminar.






8 – Reinicie o PC. Pronto!

Obs.: Após “flashear” o FW Burner MAX você pode fazer alterações com o mediacodespeededit conforme o tutorial neste artigo e simplesmente reescrever (write) novamente o fw quando quiser.

Se achar muito complicado fazer isto você pode comprar os modelos indicados já modificados com Burner Max no mercadolivre.com ou em outros eshops encontrados na internet

Indico um vendedor muito confiável se chama Alex 





Após modificar com o  Burner Max o drive continua funcionando para todas as funcões normais?

Sim. Ele continua fazendo tudo que um gravador faz: lê, grava,etc. Além de gravar XGD3 com perfeição.

Quais as marcas de mídia que devo usar?

Se você está usando o método do truncamento o qual só grava 97% da ISO, pode usar qualquer marca que estava usando até hoje, ou seja TDK, Memorex, Ridata, etc. Mas se for usar o Burner Max é extremamente recomendável o uso dos Verbatims devido a sua qualidade superior, uma alternativa pode ser a
NEW STAR ID UMEDISC


Os discos MKM-001-00 são taxados em 2.4X e os MKM-003-00 em 8X, esta é a diferença entre eles. Caso adquira o MKM-003 você pode gravar com Burner MAX tanto em 4X como em 2.4X, enquanto com MKM-001 apenas em 2.4X .

Preciso regravar todos os XGD3 usando o Burner MAX inserindo a topologia de dados AP25 ?

Sim, é preciso regravar todos e então você não terá mais problemas, mas primeiro atualize para LT+ 3.0 e siga o tutorial dos patches da topologia, ou certifique-se que a ISO já está com os dados necessários ao fazer o download. Lembre-se não adianta ripar a ISO novamente do disco de backup já gravado no antigo método de truncamento, pois ela irá vir corrompida e não fechará mais com a layerbreak 2133520. Você deve usar uma ISO íntegra e aplicar o patch necessário, mesmo que já venha com os dados atualizados é sempre recomendado usar o Abgx360


Preciso atualizar o CFW do meu Xbox360?

Depende. Você precisa da LT+ 3.0 ou acima. Na LT+2.0 roda XGD3 mas não com a topologia de dados.


Gravando XGD2 e XGD3 pelo iHAS Burner com Burner MAX:


Agora para usar com o Burner MAX é recomendado o Imageburn baixe e instale.

1 – Primeiramente vamos fazer as configurações necessárias:






1.1 – Opcional:

Se você sempre usa os mesmos tipos de mídias, pode setar o ImgBurn para sempre gravar cada tipo de disco em uma velocidade específica (conforme mostrado anteriormente dependendo da mídia verbatim deve ser usada uma velocidade), para não ter q escolher manualmente cada vez.

Insira a mídia desejada (faça isso pra cada tipo de mídia, mas apenas uma vez )
Clique em Tools – Automatic Write Speed
Em Settings , você verá o Disc ID da mídia o qual já estará preenchido conforme o disco que você inseriu (MKM-001-00 ou MKM-003-00)
Escolha a velocidade desejada para a mídia
Clique em ADD e então OK
Agora na tela de gravação você pode deixar a velocidade em “AWS” (velocidade automática)
Agora ele irá reconhecer sempre que você inserir o tipo de mídia cadastrado, setando a velocidade automática (pode ser feito com qualquer tipo de mídia utilizando o ID da mesma).

Lembrando:

Verbatim é a midia recomendada para usar com Burner MAX você pode tentar outras no caso UMEDISC como iremos mostrar abaixo mas os resultados podem não ser os melhores.

Configurações recomendadas para as mídias:

MKM-001-00  (2.4X) – Grave em 2.4X.

MKM-003-00 (8X)  UMEDISC (8X) – Grave em 2.4X ou 4X com OPC marcado (veja abaixo).

2 – Agora ainda em Tools > Settings faça o seguinte:








2.1 – Deixe a layerbreak como “Calculate Optimal” pois o .dvd é que irá setar a mesma, conforme o formato de disco XGD2 ou XGD3 (layerbreaks citadas acima).

2.2 – IMPORTANTE:

No caso de você usar discos Verbatim MKM-003-00 para gravar em 4X é extremamente necessário ativar a opção mostrada acima“Perform OPC Before Write”. Esta opção faz o gravador calibrar a força do laser antes de iniciar a gravação, isto é o melhor requisito para uma qualidade superior no processo usando o Burner MAX. Mas ATENÇÃO gravando em 2.4x você deve obrigatoriamente desmarcar esta opção. Deixe sempre marcado a opção de “Verify Against Image File” para verificar a gravação ao terminar o processo.

3 – Agora basta iniciar a gravação escolhendo o .dvd e clicando no botão Write (cheque se as opções estão de acordo). Tanto para XGD2 como XGD3 o processo é o mesmo.


4 – Opcional: Melhorando a Performance do Drive em 4X com Burner MAX e Verbatim MKM-003-00 ou UMEDISC

Execute o EEPROM Utility , escolha o seu gravador iHAS Burner e clique em “options”. Clique no botão “Clear the OPC history” e reinicie o PC.

Agora voltando no aplicativo habilite os seguintes:

Smart Burn
Hyper Tuning

NÃO HABILITE Over Speed Writing ou Online Hyper Tuning.

Isto só precisa ser feito uma vez, agora você pode gravar os MKM-003-00 e UMEDISC em 4X com o OPC off e ainda ter os resultados excelentes. Estas opções inclusive melhoram a qualidade da gravação com outras midias em 4x. 

Técnicas avançadas para ir além no assunto


1 – Fazendo a checagem completa e detalhada da sua gravação para se tornar 100% stealth.

Como sabemos e já detalhado em outro tutorial para gravar um jogo stealth é necessário as devidas correções pela base da dados do abgx e atualmente a topologia AP25, mas de nada adianta uma mídia mal gravada que além de forçar o leitor do xbox360 não irá passar nas novas checagens de setores do sistema. A opção de “Verify” do ImgBurn faz apenas uma checagem superficial comparando o disco com a “imagem – ISO”, para um detalhamento adequado existe uma ferramenta chamada  Kprobe

Esta ferramenta serve apenas para os drives Lite-On principalmente o iHAS Burner e também não tem sentido usa-la em outro caso pois serve para medir a qualidade da gravação, que para atingir tal patamar no caso de Backups de Xbox360 é necessário o Burner MAX com midias Verbatim ou UMEDISC

Como usar: 

Baixe e rode o aplicativo(v.2.5.2 disponivel neste download da pagina), insira o disco gravado no drive para iniciar. Escolha o seu drive com Burner MAX e clique no botão “Start Test” (deixe tudo padrão, altereapenas a velocidade de leitura para 4X conforme mostrado abaixo ).





Quando o teste estiver completo, você verá alguns gráficos e informações. O PI não deve passar de 280 (para XGD3 é recomendado abaixo de 100) e o PIF máximo não deve exceder 4. Se você tiver algumas altas algumas vezes tudo bem pode acontecer, mas se todas as suas gravações estiverem muito acima do recomendado então seu gravador ou PC (inicialmente é qualidade da mídia o problema como mostrado nos testes no final do tutorial) estão com problemas criando “bad burns” o que leva o leitor do Xbox360 a trabalhar mais do que o necessário e causar erros de leitura constantes, falhas na instalação do HDD e travadas/congeladas na tela. Além de falhar na verificação de setores das novas checagens AP25/6. Lembrando que algumas altas (single spikes) apenas em algumas partes, que atinjam até o dobro do recomendado não é exatamente um problema, pois até uma fagulha de poeira pode causar altas em algumas partes, tente analisar o gráfico e faça o teste de performance também. Existe um outro aplicativo muito bom (pago) que também faz estas verificações e pode ser usado com outros drives não lite-on – cdspeed2000



Neste gráfico o PI máximo ficou em 90 e o PIF máximo atingiu 5.

Usando as configurações do tutorial de gravação aqui apresentado com mídia Verbatim os resultados não devem passar de 50 no PI/C1 e 4 NO PIF/C2 os quais são excelentes resultados.

2 – Método para usar mídias comuns DVD-DL (não Verbatim) com um sucesso de gravação equivalente.

Algumas pessoas podem não achar facilmente as mídias Verbatim ou acharem muito caras (mas vale o investimento), ou qualquer outro motivo que tenham para usar outra mídia. Então a pergunta é: É possível atingir resultados equivalentes como mídias “baratas” ?

Existe o seguinte método, no qual você altera diretamente as configurações de ID da mídia com um novo padrão fazendo o firmware trabalhar diferentemente para aquele valor informado usando os padrões/velocidade de mídias que suportam 2.4X ou adequadas para o tipo de gravador/gravação.

Faça por sua conta e risco:

Você vai precisar das seguintes Ferramentas:

1 - Kprobe
3 - iHAS Burner (Gravador) com FW Burner MAX 


Passos:

(Este exemplo é usando  Riteks04066 com ihas burner, e serve para demonstrar o processo diferentes midias ou gravadores requerem valores diferentes)

Execute o MediaCodeSpeedEdit e carregue o firmware, no caso o Burner MAX para o iHAS Burner conforme o seu modelo.

Escolha o media id que corresponde a mídia que você vai usar para gravar EX. DVD+R9 RITEK S04-066 (8X,6X,4X) duplo clique em cima e agora selecione  o que irá substituir, neste caso a opção indicadaRICOHJPN D00-001 ( 2.4X).Clique OK e depois Yes para confirmar a mudança do “strategy”. (O substituto no caso o RICOHJPN não estará mais disponível no FW). – Recomendo deixar o RitekD01 que esta em 2.4X para possiveis testes futuros e alterar o RitekD03 para o RICOHJPN D001 (2.4X), ou dependendo da disponibilidade de mídias ao seu alcance, ainda existe o CMC MAG e o UMEDISC os quais também pode ser modificados/alterados para outra strategy, veja mais detalhes nos resultados dos testes executados aqui pelo site no final do tutorial.
Clique “Save” e grave (flash) o FW no Drive.
Reinicie o PC
Abra o ImgBurn e vá em  TOOLS>SETTINGS>WRITE. Desmarque a caixa “Performs OPC Before Write” e então em TOOLS>SETTINGS>I/O na aba Page2. Mova o “buffer size” entre 71-73mb, “Main Buffer Threshold” para 25%, e  ”Device” para 50%. Clique Ok.
Vá para a gravação escolhendo o .dvd da imagem e deixe a velocidade em 2.4x e em “advance settings” (botão pequeno na parte de baixo) escolha o drive Lite-ON e desabilite:Forced HyperTuning, Online HyperTuning, e OverSpeed. Habilite SmartBurn. Clique OK.
Grave o game XGD3 e deixe fazer a verificação. Deve atingir 100% sem erros.
Agora examine a qualidade da gravação com o KProbe conforme tutorial nesta página.

Compare os valores conforme indicado no tutorial do Kprobe e veja se atinge níveis aceitáveis de qualidade, se for positivo você conseguiu!! Agora pode usar mídias baratas!

NÃO É NECESSÁRIO FAZER ESTAS MODIFICAÇÕES SE VOCÊ UTILIZAR MIDIAS VERBATIM



 Converter (Crosflash) um modelo básico do iHAS Burner em um “High End” destravando todas as funções avançadas.


Fora os drives de outras marcas que trazem o mesmo hardware do iHAS existem 6 modelos oficiais que se pode usar o Burner MAX:

LiteOn iHAS124 B  - Básico
LiteOn iHAS224 B - LightScribe
LiteOn iHAS324 B – Smart Erase
LiteOn iHAS424 B – LightScribe & Smart Erase
LiteOn iHAS524 B – Smart Erase & LabelTag
LiteOn iHAS624 B – LightScribe, Smart Erase & LabelTag

LightScribe = Funciona com discos especiais que permitem imprimir/gravar em cima do disco diretamente pelo gravador.
Smart Erase = Permite destruir todos os dados de um disco para não ser mais possível ler o mesmo.
LabelTag = Permite “Tatuar” o disco com texto na parte dos dados. Funciona com discos normais.

Além dos modelos rebadged confirmados:

Asus
DRW-24B3LT (confirmado)
DRW-24B3ST (confirmado)
DRW-24B1LT (confirmado apenas para os novos os antigos são chip A)
DRW-24B1ST (confirmado apenas para os novos os antigos são chip A)
Stock firmware 1.03 = A
Stock firmware 1.04 = B

HEWLETT PACKARD (HP)
DVD 1270i [HP DVD1270d=MTK (confirmado)  A e B existem (confirmedo), HP DVD1270r= NEC Y series (confirmado)
DVD 1260i [HP DVD1260t=MTK B  (confirmado) A  (não confirmado) HP DVD1260r = NEC Y series (confirmado)

PLEXTOR
PX-L890SA (confirmado)

Philips & Lite-on
DH-16ABSH11B (124b)


Relembrando:
Todos os Drives que começam com ímpar  (124, 324, 524)  são os mesmos em questão de hardware e sem LightScribe. E os que iniciam com par (224, 424, 624)  são os mesmos em questão de hardware e possuem LightScribe. Isto significa que você pode converter um 124/324 para 524 ou 224/424 para 624, destravando então as funções extras.

Faça por sua conta e risco:

1. Baixe o Flash Utility e EEPROM Utility . Use estes aplicativos para fazer o backup do FW do drive e da EEPROM.

2. Baixe o firmware para o drive que você ira converter. Se você está convertendo para 524, use o stock firmware do 524 e obviamente se você está convertendo para 624 use o stock firmware do 624. Para outros stock fw visite a página oficial.

3. Rode o update que você baixou para atualizar o drive para o modelo desejado. Se você tem outro drive no PC verifique se está selecionado o correto ou poderá atualizar o errado e brickar o mesmo.

4. Agora execute o EEPROM Utility e clique na aba "CrossFlash" e então em "Convert Drive" e aguarde a conversão.

5. Após terminar Desligue o PC.

6. Quando ligar novamente o PC o sistema irá detectar seu novo Drive seja o 524 ou 624 conforme o modelo adequado escolhido por você. Agora você deve atualizar o FW conforme o tutorial do Burner MAX use os arquivos lá encontrados para tal ou baixe os updates AQUI

7. Faça um novo backup do FW e EEPROM .

8. Prossiga atualizando com o Burner MAX agora com o novo drive(tutorial nesta página).

ATENÇÃO - ESTE PROCEDIMENTO NÃO É NECESSÁRIO PARA QUEM JA TEM O LITE-ON IHAS (QUALQUER MODELO DA LISTA) É NECESSÁRIO APENAS SE VOCÊ TEM UM MODELO REBADGED DA LISTA INFORMADA ACIMA OU AINDA UM 122b E PRECISA TRANSFORMAR O DRIVE EM UM LITEON IHAS BURNER COMPATÍVEL PARA USAR O BURNER MAX .


OU AINDA  PARA QUEM NECESSITA DAS FUNÇÕES DO SMART ERASE E DO LABEL TAG AS QUAIS NÃO TEM NENHUMA UTILIDADE PARA GRAVAR OS GAMES DE XBOX360, ENTÃO SE VOCÊ PRETENDE USAR O IHAS BURNER APENAS PARA O XBOX360 NÃO TEM NECESSIDADE FAZER A CONVERSÃO.


F.A.Q.

O que é o kprobe e pra que serve ?

Kprobe é uma ferramenta FREE para testar qualidade de discos CD/DVDs com gravadores Lite-ON. O aplicativo produz um gráfico dos “scans”, que mostram os dados de paridade , PI (Parity Inner) e PIF/PO (Parity Outer), os quais servem para demonstrar a qualidade da gravação para uma leitura adequada. Tem funções também para alterar o Bitsetting/Booktype e região da Unidade, além de outras opções avançadas e muito úteis.

Quais são as configurações necessárias e resultados esperados ?

Em regra geral use as configurações padrão de ECC PI sum = 8 e PO(PIF) sum = 1. A velocidade indicada de leitura (CLV) é 4X. Um bom resultado são baixos níveis de erros, o que traz uma leitura adequada e durabilidade superior para o disco gravado. Poderá variar muito dependendo das configurações de gravação/hardware  e tipo de mídia como mostraremos.  Um bom resultado é mostrado como (padrões internacionais): PI abaixo de 280 e PIF abaixo de 4. Alguns spikes (traços que sobem isoladamente), acima dessa média pode ser normal, atingindo até o dobro do indicado. Mesmo com uma taxa muito elevada de erros ainda pode ser possível ler o disco, mas irá forçar demasiadamente o leitor e em alguns casos extremos fará o disco ser ilegível (PI acima de 1600/PIF acima de 200). Depende muito do tipo de leitor alguns não irão ler discos nem acima de 300 no PI, assim como alguns aceitam até 600 ou mais (obviamente forçando a leitura).

Exite alguma limitação do Kprobe ao fazer o teste ?

Sim. O kprobe não pode interpretar problemas físicos como: sujeira, riscos, refletividade inadequada, etc. Assim como jitter e problemas com seu hardware PC/DVD-Burner.

Dica: Se o gravador for novo, considere os testes válidos após a quarta ou quinta gravação, onde já é conseguida uma calibração mais adequada.

Existe alguma alternativa para quem não tem um Gravador Lite-ON ?

Sim, existe uma ótima opção que inclusive faz um teste detalhado de “Transfer Rate” mostrando possíveis slow downs na leitura, comprovando assim os gráficos de PI/PIF. Você pode fazer o download neste link.

Por que geralmente acontecem erros em 50% do disco ? 

Exatamente na metade do disco DVD-DL é onde ocorre a layerbreak (quebra da camada), isto é, ao chegar na metade ele troca a camada de gravação, o que dependendo do gravador/mídia/configuração pode ocorrer slows na velocidade de gravação criando então aquele imenso spike que é visto em alguns casos, e dependendo do tamanho do erro pode até impossibilitar o disco de ser lido ou copiado corretamente (por isso muita gente para no 49% ao tentar instalar no HDD do Xbox360).

E porquê em vários casos apenas metade do disco está com os gráficos/resultados adequados ?

Como você deve saber o disco dual layer tem duas camadas de um composto químico (que permite a gravação dos dados), ao invés de apenas uma como o disco normal de DVD, são camadas sobrepostas, fazendo com que o gravador escreva nas duas e o leitor leias as duas do mesmo lado do disco. Isto é possível devido a uma delas ser semi-transparente, e a unidade então muda o  foco e a intensidade do laser ao gravar e também ao fazer a leitura. Isto como você deve imaginar é um processo complicado e nem todas as mídias tem uma qualidade adequada na sua matéria prima, assim como o gravador também pode não ser o melhor ao fazer os ajustes e calibrações necessários. Por isso em mídias/gravações de má qualidade a primeira ou segunda camada dependendo da mídia, vai ficar defeituosa.

Porquê apenas com o Gravador Lite-ON e mídias MKM (maioria da marca Verbatim) é possível conseguir resultados quase perfeitos ?

Bom não é por acaso, a Philips/Lite-ON em conjunto com a MKM (Mitsubishi Kagaku Media/Mitsubishi Chemical Corporation) que desenvolveram a tecnologia do DVD+R DL. Então, tire suas conclusões.
Isso não quer dizer que as midias UMEDISC  não funcionarão.
 

BY http://www.teemgames.com

4 comentários:

  1. Uma pergunta simples, quando faço a conversão de jogos XGD3 que estão em LT3.0 para LT2.0, o Layerbreak deve ser 2133520 que é usado para os jogos XGD3 ou devo usar o Layer: 1913760 que se usava para os jogos XGD2. Uso LiteOn com BurnMax e ImgBurn para gravar os jogos. Mas alguns jogos mais novos como o Defiance e o Injustice Gods Among Us, estão dando erro na segunda camada entre 9% e 60%, os jogos de origem XGD2 estão todos sendo gravados 100% mas os XGD3 que tenho que converter para LT2.0 que é meu desbloqueio na hora de gravar tá dando erro de gravação. Estou usando para gravar as seguintes Layers:
    XGD2= 1913760
    XGD3= 2133520

    OSB: Jogos novos como Tomb Raider, Sniper Ghost Warriors 2, FarCry3, Crisys 3, que são XGD3 estão pegando normalmente.

    Desde já agradeço.
    Arthur Jorge

    ResponderExcluir